Enf. Judith LuacuteEnfermeira do Hospital Josina Machel- Consultora Técnica do Ministério de Saúde - Angola

    Dra. Judith Luacute,ENFERMEIRA, Licenciada e pós graduada em Ciências de Enfermagem pela Universidade de São Paulo -USP-Brasil. Idealizadora e coordenadora do projecto Luacute – Enfremagem Humanizada.

    Judith Luacute é uma profissional de enfermagem, com 43 anos de carreira, que desenvolve, entre outras tarefas, a de tratar feridas crónicas no Hospital Josina Machel, em Luanda, desde 2007. Em 2015 passou a utilizar a técnica a laser para tratamento de feridas crónicas, especialidade feita no Brasil, tendo até ao momento atendido mais de dois mil pacientes, entre homens, mulheres e crianças de várias idades.

    “Tratamento de ferida crónica”

    O interesse de Judith Luacute por feridas crónicas nasce quando implementava o seu projecto no Hospital Josina Machel.

    Por saber que ela tinha um curso de tratamento de feridas, o director do hospital pede para a enfermeira cuidar de um doente com uma ferida crónica com três anos, que se encontrava há três meses internado na área de Cardiologia.
    “Usei a técnica de tratamento a laser e a ferida ficou sarada”, contou, para acrescentar que depois deste, outros casos começaram a chegar às suas mãos, que também foram curados.

    “Não há nada mais gratificante do que ver uma pessoa com uma ferida de longo tempo cicatrizar e ir para casa”.
    No entender da enfermeira, que não se imagina chegar a médica, o segredo para a cura da ferida muitas vezes não é o medicamento, mas “sim a atenção, compreensão, paciência, persistência e cumplicidade que o enfermeiro oferece ao doente”.

    Judith Luacute revelou que um dos segredos para encarar, sem receio, as feridas crónicas é colocar-se no lugar do doente.

    Em reconhecimento ao trabalho que desenvolve, Judith Luacute, que é mestranda em Gestão e Saúde, foi recentemente nomeada consultora técnica da ministra da Saúde para a área de enfermagem.

    Fique atualizado sobre este evento

    Assine a nossa newsletter

    0