Dr. Mariano VottaDiretor do Active Citizenship Network

    Diretor – Rede de Cidadania Ativa (ACN)
    Responsável pelos Assuntos da UE na ONG italiana Cittadinanzattiva

    Mariano Votta, profissional de relações públicas e jornalista, é o Director da Active Citizenship Network (ACN), o ramo internacional da ONG italiana Cittadinanzattiva, onde é responsável pelos Assuntos Europeus.
    Apaixonado por questões de saúde e consumo, ele tem mais de 18 anos de experiência na área de advocacia, envolvimento de partes interessadas, projetos europeus, comunicação e informação cívica.
    O papel de Mariano é em Assuntos Públicos e Gestão de Projetos a nível da UE agora, mas ele começou sua carreira trabalhando em jornalismo como Oficial de Comunicação na Cittadinanzattiva. Nesta posição, ele esteve envolvido pela primeira vez em nível internacional dentro do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, onde trabalhou como consultor em Serviços Públicos e Comunicação na Colômbia de 2010 a 2012.
    Em seguida, passou a ocupar a sua atual posição na ACN em 2013. Desde então, tem estado envolvido ativamente, uma vez que o ACN intensificou as suas atividades de advocacia nas instituições europeias, que em 2015 levaram à abertura de um escritório de representação em Bruxelas e – acima de tudo – ao lançamento do Grupo de Interesse MEP “Direitos dos Doentes Europeus e Cuidados de Saúde Transfronteiriços”, promovido com o apoio de quase 100 organizações em toda a Europa. Além disso, em 2016, Mariano ganhou o Prêmio de Excelência da Universidade Internacional Efhre sobre os direitos dos pacientes.
    Mariano Votta representa oficialmente a ACN no estrangeiro, com a DG Saúde da Comissão Europeia, DG Consumidores, DG Move, DG Migração e Assuntos Internos e com todas as outras partes interessadas. Ele também está no Conselho / Comitê Executivo da Cittadinanzattiva (desde 2013), Pain Alliance Europe (desde 2014), Societal Impact of Pain (desde 2016) e Health First Europe (desde 2017), Movimento Europeo (desde 2019) e internacional revista peer revista Advances in Health and Behavior (desde 2019).
    Em 2016, foi nomeado pela Comissão Europeia para representar Associações de Consumidores Italianos no Grupo Consultivo Europeu dos Consumidores e, em 2017, foi nomeado Secretário-Geral da União Europeia dos Consumidores – ECU.
    Antes de ingressar na Cittadinanzattiva-ACN em 2001, ele trabalhou no setor de crédito para uma empresa multinacional.
    Mariano Votta tem um mestrado em Ciência Política e dois cursos de pós-graduação em Relações Públicas Europeias e em Responsabilidade Social Empresarial.

    Ele também se foi voluntario na Albânia pós-comunista.
    Ele tem sido por mais de dez anos um escoteiro, onde se tornou líder-assistente dos grupos mais jovens (7-12 anos de idade).

    Fique atualizado sobre este evento

    Assine a nossa newsletter

    0