Dr. Bernard FontanilleMédico - França

    Bernard Fontanille, médico de emergência em Chamonix e Sallanches (Haute-Savoie) nos Alpes Franceses, autor dos livros Medicines D’Ailleurs teve uma experiência extraordinária. 

    .Acostumado a curar em condições extremas, nos maciços alpinos ao deserto de Gobi, o Dr. Bernard Fontanille durante o ano 2013   viajou pelo mundo para conhecer médicos e medicinas ancestrais em todas as regiões do planeta.  Curioso para conhecer a vida de seus colegas que “cuidam” dos outros, apesar da indigência.

    Essa viagem mudou sua visão sobre medicina.

    “…Eu descobri um outro mundo, diz Bernard Fontanille, onde as restrições, os requisitos dos pacientes, tudo era diferente…”

    Conhecimento tradicional e pesquisa científica podem-se unir!

    Inicialmente pouco adepto dessas medicinas complementares, o Dr. Fontanille descobre nas suas viagens que os médicos tradicionais conhecem, de maneira empírica, as moléculas ativas das plantas às quais associam rituais. E isso funciona.

    Além disso, todos os dias novos estudos científicos validam a relevância dessas tradições terapêuticas!

    Existem muitos outros exemplos de moléculas naturais reinventadas pelos seres humanos que dão muito crédito aos agentes de cura.

    Impulsionado pela descoberta e pelo pensamento em poder unir as várias medicinas, ele fez duas séries de documentários (40 filmes) Médecines d’ailleurs 26 minutos transmitidos pelo canal Francês Arte em 2014 e 2016 e dois livros que acompanham a série.

    Afinal, a medicina ocidental em si não é uma ciência exata. “Eu vi tantas moléculas que vêm e vão.

    .”..Talvez nos próximos 20 anos, os médicos  voltem a reaprender a curar com as plantas…”(Bernard Fontanille)

    “Em Portugal, o canal RTP 2 mostrou ao longo do mês de março e Abril de 2018, a série documental sobre esta sua aventura.

    Fique atualizado sobre este evento

    Assine a nossa newsletter

    0