Primeira Cimeira Internacional de Medicinas do Mundo em Portugal

Medicinas do Mundo com Encontro  Marcado na Capital Portuguesa, Lisboa

Lisboa, recebe durante 3 dias no Centro Cultural de Belém o 1º World Medicines Summit, com o tema “Os Fatores Epigeneticos Na Saúde”

Nos dias 16 e 17 de Abril do ano de 2020, vários especialistas da saúde, da sociedade científica e académica e da sociedade civil, estrangeiros e nacionais vão estar juntos em Lisboa no palco do CCB, com o apoio oficial do Hospital de St Louis de Lisboa.

No dia 18 – inserido no Fórum Europeu de Saúde & Epigenética, comemora-se o “14º dia Europeu dos Direitos dos Doentes”, com a presença da Eurodeputada, Dra. Sara Cerdas e Presidente de Grupo de Trabalhos Europeu da Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar.

Esta iniciativa a partir deste ano, será realizada em Portugal, apoiada pela AESEP (Associação Europeia de Saúde Educativa e Preventiva em Epigenética), entidade membro da ACN Itália, Active Citizenship NetWorkque é Membro do Grupo de Interesse do Parlamento Europeu (MEPs), sobre os “Direitos dos Doentes Europeus e Cuidados de Saúde Transfronteiriços” e do qual o WMS, passa a estar incluído.

O World Medicines Summit aborda a temática sobre a influência dos “Fatores Epigeneticos na Saúde” e tem como objetivo analisar e recolher conteúdos que possam avaliar e definir novas estratégias de mudança de caráter científico e de transformação social.

Pretende-se criar a partir daqui um “Plano de Saúde Pública Preventiva e Ativa”, que permita educar para uma consciência de sustentabilidade das populações e do cidadão doente.

O painel de oradores, conta com vários especialistas das diversas áreas da medicina, da ciência e da sociedade que estarão juntos para conciliarem o saber científico numa visão de saúde sustentável, considerando também a avaliação dos fatores culturais, sociais, geo-políticos e educativos.

Sabe-se já que o “Epigenoma” é sensível e moldável ao nosso ambiente e que estas alterações são expressadas por reações fisiológicas e de adaptação.

Torna-se por isso importante perceber e traduzir o conhecimento científico em informações acessíveis à sociedade.

Esta forma de atuação é um contributo para a evolução da ciência focada em objetivos sustentáveis, defende a Dra. Paula Mouta, fundadora e Presidente do Evento.

As Nações Unidas, na sua agenda até 2030 e o programa de Saúde Pública da EU 2014 – 2020, dão prioridade à sustentabilidade, como ferramenta para transformar e proteger os povos e esta cimeira mundial está completamente alinhada com essa visão.

O World Medicines Summit pretende contribuir para o desenvolvimento da discussão sobre este tema e seus sub-temas, através de debates e das apresentações de casos, projetos e exemplos relevantes.

Este evento integra ainda outras valências, de cariz sócio-cultural, que englobam as diversas áreas de apoio na saúde e no turismo sustentável.

Será apresentado neste palco o “Observatório das Saúde dos Povos”, um projeto de Investigação com sede no Hospital de St Louis e parceria com o LaBest do Instituto Piaget de Almada.

Os orçamentos participativos desenhados para o desenvolvimento social das várias autarquias de Lisboa, região Metropolitana e Arquipélagos, merecem também o devido destaque.

No dia 17, terá lugar uma Gala/ Jantar com baile, Beneficente, revertendo a venda de bilhetes e os donativos recolhidos para a associação “HELPO”, que apoia as crianças pelo mundo.

Este World Medicines Summit, é destinado a todos os profissionais de saúde e gestores de todas as instituições, públicas e privadas, aos profissionais de turismo e de saúde e bem-estar, aos estudantes, investigadores e à sociedade civil.

VS MANAGEMENT

Vanda Salgueiro & Catia Garcia

Assessoria e Secretariado

Fique atualizado sobre este evento

Assine a nossa newsletter

0