Primeira Cimeira Internacional das Medicinas em Portugal

MEDICINAS DO MUNDO COM 
ENCONTRO MARCADO EM PONTA DELGADA

Lisboa, XX de Abril de 2019 – Ponta Delgada vai receber, já em Outubro próximo, o World Medicines Summit. Esta primeira cimeira internacional das Medicinas, que terá lugar dias 11 e 12 de Outubro, no Coliseu Micaelense, pretende reunir um elevado número de especialistas das várias áreas da medicina, conciliando o saber científico, tradicional e ancestral num só palco, tudo em torno do tema ‘Fatores Epigenéticos na Saúde dos Povos’.

“Esta cimeira tem como grande objetivo unir todas as áreas da Medicina no mesmo espaço. A ciência tem-nos mostrado ao longo da sua evolução, que o nosso corpo reage aos estímulos adequados e encontra o caminho certo para preservar a energia vital. É importante que o conhecimento científico seja traduzido em informações acessíveis à sociedade. Isto não é ficção científica, mas sim ciência, e evolução”, defende Paula Mouta, Fundadora e Presidente do Comité Científico.

“É cada vez mais urgente fazer uso de todos os recursos de sabedoria colhida e experimentada ao longo dos séculos. A abordagem da temática epigenética e respetivos fatores de ‘influência’ englobam tudo o que está relacionado com alimentação e hábitos de vida”, acrescenta aquela responsável.

Estes factores influenciam a poluição aérea, marítima, sonora e eletromagnética, as alterações climáticas, os fatores de afetação química, a agricultura, a qualidade da água para consumo público, os hábitos culturais, socioeconómicos e religiosos, além da forma como a estrutura emocional e fisiológica de cada pessoa e de cada região geográfica se desenvolvem. As Nações Unidas, na sua agenda até 2030, dão prioridade à sustentabilidade, com ferramenta para transformar e proteger os povos, e este congresso está completamente alinhado com essa visão.

O World Medicines Summit pretende contribuir para o desenvolvimento da discussão sobre este tema e sub-temas, através dos debates e das apresentações de casos, projetos e exemplos relevantes. Este evento integra ainda outras valências, de cariz sócio-cultural, que engloba actividades no campo das artes e música regional, dança, artesanato e alimentação. O orçamento participativo desenhado para o desenvolvimento social do arquipélago, merecerá também o merecido destaque.

No dia 12 de Outubro,   no encerramento desta Cimeira Mundial, terá lugar uma Gala/ Jantar com baile, Beneficente, revertendo os donativos recolhidos para a associação “HELPO”, que apoia as crianças em Moçambique, e também para o Observatório da Saúde dos Povos, que estará sediado nos Açores, no decorrer do ano 2020.

Fique atualizado sobre este evento

Assine a nossa newsletter

0