Presidente Paula Mouta

Mensagem da Presidente

Para que se possa praticar a “medicina da saúde ativa, preventiva e educativa”, torna-se importante uma Cimeira Mundial de Saúde, onde a análise e recolha destes conteúdos poderá ajudar-nos, a verificar, avaliar e definir novas estratégias de mudanças de caráter científico  e de transformação social.

Só assim poderemos levar até todos um novo percurso de valores que verdadeiramente melhorem a vida e a forma como as populações se poderão desenvolver e adaptar ás mudanças vindouras em qualquer parte do planeta.

Ao ser abordada a temática “epigenética” e seus fatores de “influência”, isto engloba tudo o que está relacionado com a vida das sociedades.

O estudo da Epigenetica deu-nos a conhecer que a “predisposição genética” pode ser alterada através de novos mecanismos de influência alimentar e de hábitos de vida.

O “Epigenoma” é sensível e moldável ao nosso ambiente.

A influência epigenetica funciona como uma antena universal que sintoniza o que acontece no mundo externo (alimentação, hábitos de vida, influenciadores dos vários tipos de poluição,  alterações climáticas, fatores de afetação química na agricultura e na qualidade da água de consumo, hábitos culturais, socio-económicos, religiosos e até na forma como a estrutura emocional e fisiológica de cada pessoa e região geográfica se desenvolve nos tempos atuais de acordo com toda a evolução tecnológica e geo-política mundial), e comunica esses sinais ao nosso corpo, o qual gera mudanças do comportamento metabólico na expressão do DNA.

Estas alterações são expressadas por reações fisiológicas e de adaptação.

É importante salientar que devemos focar a nossa visão no conhecimento da ciência e da observação para fazermos deste  recurso uma prática de informação ajustada à sociedade civil ou seja, ao cidadão que precisa de aprender como praticar um estilo de vida de acordo com hábitos de sustentabilidade na saúde e no bem estar.

Devemos todos trabalhar em parceria usando os recursos de práticas qualificadas e eficientes.

A nossa saúde pública precisa que todos estejamos empenhados nesta visão e acção.

Por isso eu decidi realizar a partir deste ano, o World Medicines Summit em Lisboa, a bela cidade das 7 colinas(Capital Verde da Europa 2020) considerada por todos uma das capitais europeias mais seguras e de grande beleza.

No do Centro Cultural de Belém, nos dias 16, 17  e 18 de Abril de 2020, convidei oradores de excelência para este  encontro de culturas e ciência,  oriundos da Alemanha,  Angola, Austrália,  Brasil, Cabo Verde, Inglaterra, França, Portugal Continental e Arquipélago dos Açores e da Madeira.

Com especial destaque, na abertura do evento,  vai poder conhecer o Dr. Bernard Fontanille, médico françês,  que vem até nós com o seu programa internacional “Medicinas do Mundo”.

No  dia 18, destaca-se o 1º Fórum Europeu de Saúde e Epigenética, com a celebração do 14º dia Europeu dos Direitos dos Doentes, com o apoio do Hospital de St Louis de Lisboa e da ACN – Active Citizenship Network , com quem atuamos como membros do Grupo de Interesse do Parlamento Europeu Sobre os Direitos dos Doentes e Cuidados  de saúde Trasnfronteiriços.

A nossa agenda inclui ainda 6 atuações de cultura musical, nacionais e internacionais.

Os estudos sociológicos e científicos, mostram-nos que todos os povos usam a dança e a música como um destaque social para cada evento importante da vida. Estes estudos consideram que este tipo de ações estabelece um vínculo entre os membros de uma sociedade, as quais geram atitudes positivas e de manutenção do equilíbrio físico, emocional e social.

Convido-o ainda a participar no nosso “Workshop”  e também a ser nosso benemérito da “Gala Beneficente” com jantar e baile, destinado a ajudar as crianças que a “ONG HELPO”, acompanha pelo mundo.

É através da capacidade de observação, que o ser humano se tem desenvolvido e evoluído ao longo dos tempos. Por isso, é urgente juntar todos os pensamentos e sentimentos de verdadeira união pela vida, a do Ser e a do Planeta.

Esta Cimeira Mundial sobre Saúde e Epigenética dará à cidade das 7 colinas(Capital Verde da Europa 2020)  uma macro visibilidade universal, quer no contexto turístico, quer no contexto de desenvolvimento económico e de evolução da própria cidade a todos os níveis,  tornando-a em um verdadeiro “Observatório da Saúde ” e das mudanças para um planeta mais saudável, mais sustentável e capaz de se auto preservar.

As suas perguntas, as suas dúvidas, o seu saber e o seu interesse, são verdadeiramente importantes.
O meu compromisso é trazer-vos um evento de excelência para debatermos estes assuntos.
Conto consigo

Paula Mouta

Presidente Fundadora

Leia Mais

– O W.M.S. propõe-se a desenvolver oratórias sobre o tema e sub temas, debates e apresentações de casos, projetos e exemplos considerados de valor à sociedade.

– Criação de conteúdos de desenvolvimento de Economia Criativa e Sustentável.

– Criação de conteúdos de desenvolvimento de valores humanos, projeto da Unesco “5 minutos de Valores Humanos”

– Criação de conteúdos de desenvolvimento de novos hábitos alimentares como ação de medida preventiva de doenças e combate à subnutrição e desnutrição.

– Criação de conteúdos de desenvolvimento e incentivo à preservação da natureza e das espécies.

Fique atualizado sobre este evento

Assine a nossa newsletter

0