Presidente Paula Mouta

Mensagem da Presidente

O World Medicines Summit, está focado na observação, avaliação e divulgação sobre os “Fatores Epigenéticos na Saúde dos Povos”.

A sua temática e dinâmica despertará a curiosidade de todas as entidades e populações do mundo verdadeiramente preocupadas e interessadas na sustentabilidade e qualidade de vida do planeta e das sociedades, independente da profissão ou do tipo de empresa ou valência académica.

Ao ser abordada a temática “epigenética” e seus fatores de “influência”, isto engloba tudo o que está relacionado com, alimentação, hábitos de vida, influenciadores de poluição aérea e marítima, sonora e eletromagnética, climáticas, fatores de afetação química, agricultura, qualidade da água de consumo, hábitos culturais, socio-económicos, religiosos e até na forma como a estrutura emocional e fisiológica de cada pessoa e região geográfica se desenvolve nos tempos atuais de acordo com toda a evolução tecnológica e geo-política mundial,

Para que se possa praticar a “medicina da saúde ativa, preventiva e educativa”, é importante um evento deste tipo, onde a análise e recolha destes conteúdos pode ajudar-nos de forma uníssona a verificar, avaliar e definir novas estratégias de mudanças, de caráter científico, prático e de transformação.

Só assim poderemos levar até todos um novo percurso de valores que verdadeiramente melhorem a vida e a forma como as populações se poderão desenvolver e adaptar ás mudanças vindouras em qualquer parte do planeta.

É importante salientar que devemos focar a nossa visão no experimento da ciência, da observação e fazer deste recurso uma prática de informação ajustada à sociedade civil ou seja, ao cidadão doente, que precisa de aprender como praticar um estilo de vida de acordo com hábitos de sustentabilidade na saúde e no bem estar.

Esta visão, torna -se cada vez mais urgente e importante. Devemos todos trabalhar em parceria usando os recursos de práticas qualificadas e eficientes.

A nossa saúde pública precisa que todos estejamos empenhados nesta visão e acção. Por isso eu decidi realizar de agora em diante o World Medicines Summit.
Este ano de 2019, o 1º WORLD MEDICINES SUMMIT, é nos Açores em Outubro, dias 11 e 12 mas antes, o nosso pré Summit , dia 10, traz-lhe muitas novidades com formações diversas e um evento musical com Gala Beneficiente a favor das crianças de Moçambique ajudadas pela “HELPO” e também do novo “Observatório da Saúde dos Povos”.

Para os Açores, sendo a sua localização geográfica no centro do Oceano Atlântico, atribuo-lhe a responsabilidade de “coração do planeta”, porque é sem sombra de dúvida um lugar de beleza natural, capaz de integrar em si a responsabilidade deste evento.

Apesar de ser uma estrutura repartida por ilhas, não deixa de ser capaz de se adaptar e evoluir em todos os sentidos, com segurança, estabilidade económico-social, política, tecnológica, com estruturas de adaptação capazes de se desenvolverem e serem o exemplo de qualidade de vida para as próximas gerações.

Um trabalho muito bem feito pelo Governo Regional dos Açores, em franco desenvolvimento no trabalho e promoção do turismo de sustentabilidade, razão pela qual reconheceu o valor deste evento e aceitou ser nosso patrono.

É através da capacidade de observação, que o ser humano se tem desenvolvido e evoluído ao longo dos tempos. Por isso é urgente, juntar todos os pensamentos e sentimentos de verdadeira união pela vida, a do Ser e a do Planeta.
Este evento dará, ao arquipélago dos Açores, uma macro visibilidade universal, quer no contexto turístico, quer no contexto de desenvolvimento económico e de evolução da própria sociedade do arquipélago, a todos os níveis, fazendo dos Açores um verdadeiro “Observatório” das mudanças para um planeta mais saudável, mais sustentável e capaz de se auto preservar.
As suas perguntas, as suas dúvidas, o seu saber e o seu interesse, são verdadeiramente importantes para nós.
O meu compromisso é trazer -vos profissionais de excelência para debatermos estes assuntos.
Contamos consigo no nosso palco.

A Presidente

Paula Mouta

– O W.M.S. propõe-se a desenvolver oratórias sobre o tema e sub temas, debates e apresentações de casos, projetos e exemplos considerados de valor á sociedade: Atividades socio culturais, onde serão exibidas algumas atividades de artes e espetáculos musicais regionais, dança, artesanato, alimentação e demonstração das atividades de orçamento participativo aplicadas pelo desenvolvimento social da região do arquipélago.

– Criação de conteúdos de desenvolvimento de Economia – Criativa, um contexto já desenvolvido pelo Brasil e Cabo Verde.

– Criação de conteúdos de desenvolvimento de valores humanos, aplicados aos jovens em iniciação escolar no Brasil, projeto da Unesco “5 minutos de V.H”

– Criação de conteúdos de desenvolvimento de novos hábitos alimentares como ação de medida preventiva de doenças e combate à subnutrição e desnutrição.

– Criação de conteúdos de desenvolvimento e incentivo à preservação da natureza e das espécies.

Fique atualizado sobre este evento

Assine a nossa newsletter

0